Edição Especial

CREMESC: 44 Anos em Defesa da Ética Médica

A criação do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina foi conseqüência da Resolução CFM nº 1, de 17 de dezembro de 1957, que incumbiu aos Sindicatos Médicos ou, na falta destes, às Associações Médicas Federadas à Associação Médica Brasileira, sediadas nas capitais dos Estados e Territórios, de organizarem os Conselhos Regionais de Medicina em locais onde a entidade normativa e fiscalizadora da atividade médica ainda não existia.

Nesse sentido, o Conselho Federal de Medicina, atendendo ao disposto no Art. 3º da Lei nº 3.268, expediu a Resolução nº 14/58, de 10 de março de 1958, que designou uma Diretoria Provisória para o Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina – C CREMESC, que foi presidida pelo Dr. Arthur Pereira e Oliveira e teve a incumbência de estruturar a noa entidade e convocar eleições para compor, de fato, o primeiro Corpo de Conselheiros.

Passadas mais de quatro décadas, atualmente o CREMESC destaca-se por sua aproximação com a sociedade, pela promoção do debate em torno da assistência médica digna e pelas ações que extrapolam suas funções institucionais, que acima de tudo buscam a valorização da atividade médica e a defesa da ética, seja ela na medicina ou no exercício pleno da cidadania.

Índice:

Nasce a Sede Única das Entidades Médicas Catarinenses

Primeiro Passo

ACM: 65 Anos Trabalhando pela Medicina Catarinense

CREMESC: 44 Anos em Defesa da Ética Médica

Ações Prioritárias da ACM

Ações Prioritárias do CREMESC

COSEMESC Muda a História da Classe Médica Catarinense

Integração das Entidades é Destaque Além das Fronteiras 

Sociedades e Departamentos de Especialidades Instaladas na Sede Única

Uma Conquista Construída Através dos Tempos

Ex-Presidentes da ACM

Ex-Presidentes do CREMESC