Edição Especial

Primeiro Passo

O primeiro passo na construção da sede única das entidades médicas de Santa Catarina foi dado com a oficialização da compra pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina de parte do terreno onde atualmente está a sede da Associação Catarinense de Medicina, no Bairro Saco Grande, em Florianópolis. A negociação foi concluída neste segundo semestre de 2002, após a resolução de entraves burocráticos, possibilitando a assinatura da compra feita entre os dois Presidentes das entidades: Drs. Newton José Martins Mota (CREMESC) e Carlos Gilberto Crippa (ACM).

“Estamos realizando um projeto histórico, que amplia as conquistas obtidas com o COSEMESC e demonstra o que realmente somos capazes quando unimos nossas forças. Felizmente é sem volta o caminho da integração entre a ACM, o CREMESC e o SIMESC, que futuramente deverá também fazer parte deste espaço conjunto, que ainda amplia o reconhecimento de nossa ação em defesa da medicina ética e justa para médicos e para a sociedade”, avalia Dr. Newton Mota.

Já o médico Carlos Gilberto Crippa comemora a conquista como um dos grandes marcos deixados por sua gestão frente à ACM, que encerra neste Dia do Médico 2002. “Abrigar as entidades médicas em espaço único é passo importante no sentido de unir ainda mais as forças médicas, demonstrando também fisicamente que somos capazes de interagir, que ampliamos nosso intercâmbio, nossas ações em benefício da medicina e da comunidade catarinense”.

Com a compra do terreno oficializada, o CREMESC já vem trabalhando com uma Comissão de Conselheiros montada especificamente para dar os devidos encaminhamentos à obra, que ainda não tem datas definidas para iniciar ou terminar, mas que certamente já está edificada na mente de cada médico de Santa Catarina.

Benefícios da Sede Única

  • Amplia o processo de união vivido pelas entidades médicas catarinenses.
  • Legitima e reafirma o trabalho desencadeado pelo COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina).
  • Possibilita um intercâmbio maior de idéias e ações das representantes da medicina.
  • Oportuniza a realização de um maior número de eventos conjuntos entre as entidades, fazendo crescer também o processo de interação entre os médicos.
  • Otimiza custos na manutenção das instalações.
  • Gera facilidades aos médicos que precisam resolver questões múltiplas com as entidades, em especial os que atuam e moram fora da região da capital.
  • Atende ao anseio já manifesto pela classe de todo estado, através de seus dirigentes Regionais e lideranças científicas.
  • Cria um espaço único para o congraçamento, para o aprimoramento científico e o desenvolvimento sócio-cultural dos profissionais do setor.
  • Demonstra o amadurecimento da classe em relação às suas representantes estaduais e evidencia a nova postura de união adotada pelos médicos catarinenses.
  • Eleva a medicina de Santa Catarina, que de maneira pioneira leva seu modelo de integração para outros estados do Brasil e também às entidades nacionais  
Índice:

Nasce a Sede Única das Entidades Médicas Catarinenses

Primeiro Passo

ACM: 65 Anos Trabalhando pela Medicina Catarinense

CREMESC: 44 Anos em Defesa da Ética Médica

Ações Prioritárias da ACM

Ações Prioritárias do CREMESC

COSEMESC Muda a História da Classe Médica Catarinense

Integração das Entidades é Destaque Além das Fronteiras 

Sociedades e Departamentos de Especialidades Instaladas na Sede Única

Uma Conquista Construída Através dos Tempos

Ex-Presidentes da ACM

Ex-Presidentes do CREMESC