BIBLIOTECA VIRTUAL
A História da Medicina em Sergipea
A passagem do século XIX para o século XX foi marcada pelo ideário de modernização, progresso e civilização no Brasil. Contudo, essa transição possuía algumas ambigüidades com traços bastantes ainda coloniais e incorporação de novos elementos modernos (..).
Autor: Dr. Henrique Batista Silva.
 
Duzentos Anos de Medicina no Brasil a
Tese apresentada por Jorge Luiz do Amaral como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Saúde Coletiva, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – área de concentração em Política, Planejamento e Administração, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
 
Manual de Orientações Básicas para Prescrição Médicaa
O Manual dirige-se aos profissionais médicos, esperando que esta coleta de atuais informações proporcione uma boa prática de Prescrição Médica. Pretende esclarecer as dúvidas mais frequentes e evitar os erros prescritivos que ocorrem no exercício da profissão médica. Redigido pelo Conselho Regional da Paraíba.
 
a A Sáude dos Médicos do Brasil a
 
A obra compreende no primeiro esforço concreto em âmbito nacional para traçar um retrato de como anda a saúde daqueles que tem se empenhado em promover a saúde da população brasileira. Nesta oportunidade, o CFM, por intermédio de seu Centro de Documentação e Pesquisa (CPDOC), planejou e executou uma pesquisa ampla, que incluiu 7.700 médicos de todas as Unidades da Federação, de diferentes cidades. Foram avaliados aspectos diversos, a exemplo da estafa profissional, dos indicadores psiquiátricos (fadiga, depressão, ansiedade), das doenças constantes na CID-10, dos medicamentos utilizados e do consumo e abuso de drogas psicotrópicas.
   
Ética para os futuros médicos
 
A proximidade com o ensino da Disciplina de Ética Médica, em duas Escolas Médicas geograficamente localizadas na região metropolitana de Salvador – Bahia – Brasil, suscitaram questionamentos a respeito do desempenho da transmissão destes
ensinamentos. Surgiu então, o desafio de aprofundar os conhecimentos deste ensino, através de um levantamento de suas características desde a sua criação e da análise das alterações introduzidas no currículo e na abordagem metodológica deste trabalho.
   
Agenda Parlamentar da Saúde Responsável
 
A entrega da AGENDA PARLAMENTAR DA SAÚDE RESPONSÁVEL, contendo Projetos de Lei que tocam mais de perto o médico e o seu paciente e que atualmente tramitam no Congresso Nacional é de fundamental importância para a categoria. Representa não só um trabalho de triagem desenvolvido pela Comissão de Assuntos Políticos CFM/ AMB. É também uma oportunidade para que as Regionais mais longínquas e os médicos, que atuam na assistência dos parlamentares em suas cidades natais, possam interferir diretamente no andamento destes projetos, reforçando, junto aos autores e relatores, a posição da comunidade médica.
   

O Médico e o seu Trabalho - Brasil

  Livro de natureza científica, a presente obra é mais uma ação do Conselho Federal de Medicina, empenhado em conhecer a atualidade da formação, do trabalho e das consequentes implicações que o exercício da Medicina traz à vida dos seus profissionais.
  Download do arquivo pdf - Região Centro-Oeste
  Download do arquivo pdf - Região Nordeste
  Download do arquivo pdf - Região Norte
  Download do arquivo pdf - Região Sudeste
  Download do arquivo pdf - Região Sul
...  

Abertura de Escolas de Medicina no Brasil - Relatório de um cenário sombrio (2ª Edição)

  Não é de hoje que as entidades médicas brasileiras tentam incluir na agenda das políticas públicas as questões da avaliação e regulação de cursos de medicina. Sempre tivemos interesse em relação à capacidade instalada, ao número de médicos que se formam ano a ano e à qualidade do ensino ofertado.
  Download do arquivo pdf (2ª Edição)
...  

Problemática da Pena

 

Dissertação apresentada à Faculdade de Direito da Universidade do Recife no curso para professor catedrático de direito penal.

...  
Doenças Relacionadas ao Trabalho
...  




Desafios Éticos
   
" O lançamentos de Desafios Éticos, oportunamente, vem preencher uma lacuna tão desejada por todos aqueles que se preocupam com a renovação da reflexão ética e filosófica. Diferentes modos de enfocar a ética estão expostos ao longo de todo o livro. Corajosamente, os textos permeiam as fronteiras de um pensamento que envolve a psicanálise, a filosofia, a ciência, a política, os direitos humanos, a tecnologia, a economia e a medicina... "
...
...




Iniciação à Bioética
 

  
" ... Na totalidade do contexto científico e tecnológico poucas áreas evoluíram com tanta rapidez quanto a bioética. Se imaginarmos que apenas em 1971 o cancerologista norte-americano Van Rensselaer Potter publicou a obra que referenciou historicamente a área _ Bioethics: a Bridge to the Future _, os avanços conquistados nestes 27 anos podem ser considerados extraordinários..."

...
...
Avaliação e Transformação das Escolas Médicas
por Jorge Luiz do Amaral (BIGU)
 

 
" Uma experiência brasileira, nos anos 90,
na ordenação de recursos humanos para o SUS"

Este estudo analisa a experiência de avaliação das escolas médicas brasileiras, desenvolvida pela CINAEM (Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico), destacando sua importância como estrutura colegiada formada por docentes, estudantes e dirigentes de entidades que assumiram coletivamente o desafio de tentar transformar o ensino médico brasileiro e insere a CINAEM no contexto do desenvolvimento e construção, nas três últimas décadas, de importantes experiências e acervos no que diz respeito à formação de recursos humanos para o SUS, com destaque para a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM, 1977), a Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS, 1987) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS, 1990).

...
...




Os Médicos e a Saúde no Brasil
 
"O Conselho Federal de Medicina, em 1997 iniciou um processo de discussão com seus Conselhos Regionais, lideranças médicas, professores, gestores e parlamentares que militam na saúde, com objetivo de elaborar um diagnóstico atual como, também, apresentar propostas e reflexões, uma vez que estávamos no período denominado "ano da saúde" pelo Governo Federal."
...
...
Coleção de Nomes de Cristãos Novos Portugueses
 
"Os nomes de família são uma as formas pelas quais uma pessoa tem consciência de seus antepassados e de seus parentes coetâneos. Configurando um dos mais importantes coponentes de sua orientação genealógica imediata, seus parentes coetâneos, e mediata, composta por seus ascendntes e descendentes. Modalidade de orientação autopsíquica que fundamenta gtrande parte da consciência da própria identidade pessoal."
...
...
  Cartilhas e Manuais
 

A Declaração de Óbito

A morte não é a falência da Medicina ou dos médicos. Ela é apenas uma parte do ciclo da vida. É a vida que se completa. Neste cenário, uma das principais vítimas é a própria documentação da morte, a declaração do óbito. Este documento, cuja importância somente é igualada pela certidão de nascimento, não é apenas algo que atesta o fechamento das cortinas da existência; ele possui um significado muito maior e mais amplo. Ele é um instrumento de vida. A declaração de óbito é uma voz que transcende a finitude do ser e permite que a vida retratada em seus últimos instantes possa continuar a serviço da vida.